quarta-feira, 6 de abril de 2011

Evolução




A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma pré-existente. Desta forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio desta teoria.

Registros escritos de grandes filósofos pré-socráticos nos mostram que o pensamento evolucionista não se deu, basicamente, e tampouco unicamente, por Charles Darwin. Aliás, a apresentação desta teoria à Linnean Society, em 1858, foi feita com a coautoria de Alfred Wallace: naturalista menos abastado que, sem o prévio conhecimento das ideias de Darwin, conseguiu compreender da mesma forma o aparecimento e perpetuação de espécies variadas e de formas específicas.

A evolução por meio da seleção natural, proposta por esses dois pesquisadores, enuncia que indivíduos que possuem características específicas que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes. Quando tais vantagens são hereditárias, a prole poderá adquiri-la, fazendo com que, ao longo do tempo, maior número de indivíduos daquela população a possua, com consequente modificação das características globais daquela espécie. Sob esta ótica, indivíduos menos aptos tendem a desaparecer, resultando em uma população mais bem-adaptada ao ambiente.

Este fato justifica porque a evolução não deve ser vista como sinônimo de progresso, já que uma mesma característica que garante o sucesso, em um determinado momento, pode não ser tão favorável em outro momento. Quanto a isso, por exemplo, acredita-se que a anemia falciforme surgiu na África, há milhões de anos atrás. Como indivíduos com a doença falciforme eram mais resistentes à malária; por seleção natural, aqueles com suas hemácias normais tinham mais chances de não resistir à parasitose.

A seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, deriva genética, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genética.
Fonte:
www.brasilescola.com › ... › Biologia Evolutiva

42 comentários:

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

Clique em comentários para comentar abaixo.
Obrigado por colaborar

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

a evoluçao por mais que ja foi estudada pelos cientistas ainda é um misterio a ser desvendado a cada estudo.



Maria Aparecida Moreira - 3° D

Sem estudar, ou ler sobre algo não evoluímos. sempre teremos o que aprender a cada dia para evoluirmos.
Meire T. Rockenbach 3° D

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

EU CONCORDO QUE A EVOLUÇAO POR MEIO DA SELEÇAO NATURAL È mais aceità _ vel tambem que houve um ser comum que evoluiu durante o passar do tempo,resultando em uma populaçao mais bem adaptada ao ambiente Marcia reis Aline frança 3D

Luana Paula Campos disse...

o texto evolução nos mostra que cada dia fica mas interesante aprender sobre o processo da variação da vida tanto humana como animal foi escrito por grandes filosofo mas alguns caiu por terra surgindo outros filosofos com novas teorias e pensamento diferente.Maria Da Conceição 3ª Fase D

Kakau disse...

Deus criou o homem e através dos tempos foi se evoluindo em sabedoria atraves de estudos de nossos antepassados,é bom vermos a mistura de nações que gerou uma humanidade cada vez mais diferente e globalizada.A cada dia evoluimos mais, aprendemos e tbem ensinamos coisas importantes a muitas pessoas diferentes. O que seria de nós sem a "evolução", pois é através dela que vamos compreender o sentido da vida!
Alunas:Claudia Eliandra da Silva
Zenaide Rodrigues Amaral 3ª Fase D

Ariane Vieira disse...

Darwin de alguma forma com a sua teoria diz que nos seres vivos viemos de forma:marinha,aves,peixes,repteis,anfibios e mamiferos,assim dando a origem do que somos hoje,deixando a entender de que Deus não existe.Desu par mim é unico e onipotente,ele existe e existiu na criação de todos os seres vivos.Para a ciência tem que haver algo de forma cientifica a origem da vida para se poder comprovar algo cientificamente por isso surge as diferentes teoria.Eu acredito tbem que alguns cientistas de alguma maneira não acreditam em religião,e sim na ciência.Ariane Trindade Vieira Pontes 3ºD.

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

A EVOLUÇÃO POR MAIS COMPLEXA QUE SEJA AINDA HOJE EXITE MUITOS DEBATE SOBRE COMO SURGIU A VIDA A EVOLUÇÃO PODE SER A VARIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DA POPULAÇÃO OU DE ESPECIESVARIADAS E FORMAS ESPPECIFICA AO LONGO DO TEMPO .E QUE NO PASSADO QUEM TINHA A ANEMIA FALCIFORME ERA MAIS RESISTENTE A MALARIA E QUE ELA SUGIU NA ÁFRICA.EDILENE ANDREIA 3ºD

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

ESTOU USANDO A MINHA CONTA GOOGLE PARA POSTAR ALGUNS COMENTÁRIOS DE ALUNOS QUE NÃO A POSSUEM. NO FINAL DOS COMENTÁRIOS ESTÃO O NOME DOS AUTORES DOS MESMOS.
OBRIGADO

Anônimo disse...

Evolução é começo de tudo que há nesse universo nós ser humano é a prova é a prova da evolução.Porque,as primeiras formas de vida foram os Procariontes forma de vida Unicelares que continham DNA.A molécula fundamental da vida.
ADRIANA APªDUARTE DA SILVA
09/04/11

Unknown disse...

o homem com sua curiosidade começou a estudar como surgiu a vida...mas ninguem sabe o certo como surgiu essa evoluçao, alguns cientistas tentam provar uma coisa outro vem e muda a historia....a evoluçao e como o professor alison falo:por mais q seja estudada ela e um misterio.

Anônimo disse...

Evolução eu estou evoluíndo neste exato momento.Porque estou fazendo uma coisa que não havia feito antes.Adriana ap² duarte da silva 3² -c

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

Bom dia Adriana, obrigado por comentar o texto aqui.
Temos que ter cuidado para não confundir determinado avanço ou progresso com evolução. Muitas vezes um progresso pode ser sim parte fundamental da evolução, mas jamais será a evolução.
Abraços aos colaboradores desta nova prática pedagógica que está sendo aplicada ao nosso centro.
Abraços

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Estas mudancas podem ser o clima, alimentação da especie num determinado local e entre outras mudancas e abitos. com isso comcluimos que podem ter varios animais da mesma especie com caracteristicas diferentes em locais distintos pois tanto o clima como a alimentação influenciara neste processo de evolução.

Charles Darwin, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

Rafael Soranso

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

Exelente Rafael, parabéns!!!
Muito obrigado pela participação.

Anônimo disse...

bom o texto evoluçaonos mostra que nos ainda temos muito a evoluir porque a todo momento estamos sofrendo variaçoes.

Dayane rocha 3ºc

Anônimo disse...

A respeito da teoria da evoluçao por mais que estudamos sempre temos algo a descubrir,ao longo do tempo nos sofremos muitas trasnformações e evoluimos com certeza.

Anônimo disse...

EU TELMA ENTENDI QUE A CADA DIA QUE PASSA A EVOLUÇÂO ESTÁ PRESENTE EM NOSSAS VIDAS EA CADA DIA PRECISAMOS NOS INFORMA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO AINDA MAIS. ASS;TELMA MORAIS 3°C

Anônimo disse...

Eu gostei muito do texto sobre a evolução, os cientistas estudam muito sobre isso e ainda a muito para pesquisar sobre evolução.

Francisnéia e Elsimar 3ºC

Unknown disse...

evolução humana tanto genótipo ou fenótipo mostra que com o decorrer dos anos mudarão muito ou melhor teve mutações Genéticas

Hoje em dia a tecnologias ta tão avançada que ja descobrimos doenças no fetos isso se chama genótipos

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente sobre evoluçao,por
mais q estudando sempre a uma duvida e um misterio em nosso mundo.
Na minha opiniao eu acho que a evolução
está em um meio natural,que tem características especifica de reproduzir
e gerar.
Houve um tempo que a evolução,a passar do tempo e que resulta em uma população mais adaptada em um mundo.

Anônimo disse...

A cada dia evoluimos mais,aprendemos sobre a evolução dos seres vivos.
Nayara e Maria Vanda 3°C

nilza e marlene 3º c disse...

charles darwim foi um grande cientista mas eu nao acredito em fantasma que é a ciençia dele.

Anônimo disse...

ESTUDANDO ESTE TEXTO PERCEBI QUE UM DOS PRINCIPAIS FATORES PARA NOVA EVOLUÇÃO PODE SER ATRAVÉS DA LEITURA.ONDE DESCOBRIMOS QUE, EM DETERMINADAS REGIÕES AS EVOLUÇÕES ACONTECEM ATÉ MESMO QUANDO SURGE UMA CERTA DOENÇA O QUAL O NOSSO ORGANISMO REAGE ATRAVÉS DA CRIANÇÃO DE ANTICORPOS QUE ACABA PROTENGENDO ATÉ DE OUTRAS DOENÇAS. TAIS EVOLUÇÕES SÃO DETERMINADAS CONFORME AS REGIÕES DO MUNDO ONDE EVOLUÍMOS DESDE COR DE PELE, ALTURA,QUE SÃO INFLUÊNCIADAS ATÉ MESMO PELA ALIMENTAÇÃO. QUEORO APROVEITAR E DAR OS PARABÉNS PELA CRIAÇÃO DESTE BLOG.

LUIZ CHITTÓ E EUZÉBIO P. FREITAS 3º ANO C

Anônimo disse...

denizete:A ciencia tem sua explicação mais para mim so a uma explicação Deus

Marcylho:Não sou contra a ciencia mais acredito em Deus.. pq se não existici Deus teriamos que inventar um pq não vivimos sem Fé.

Dilaine: Eu acredito que para existir a ciencia primeiro veio Deus.daii o homem pode passar a estudar sobre a ciencias.

13 de abril de 2011 19:13

Anônimo disse...

A evoluçaõ e adaptação ao longo do tempo, havia ssurgimento de outras especie.Des- ta forma o organismopresente em nosso planeta; A falciforme surgiu na Africa e junto a anemia que era mais resistentes que a malária

nome:Maria Jose e Jezziel

Anônimo disse...

este fato justifica porque a evoluçao nao deve ser vista como sinonimo de progresso ja que uma mesma caracteristica que garante o sucesso em um determinado momento pode nao ser tao favoravel em outro momento.

Nome:marlene e Nilza. 3ºc

Anônimo disse...

este fato justifica porque a evoluçao nao deve ser vista como sinonimo de progresso ja que uma mesma caracteristica que garante o sucesso em um determinado momento pode nao ser tao favoravel em outro momento.

Nome:marlene e Nilza. 3ºc

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente sobre evoluçao,por
mais q estudando sempre a uma duvida e um misterio em nosso mundo.
Na minha opiniao eu acho que a evolução
está em um meio natural,que tem características especifica de reproduzir
e gerar.
Houve um tempo que a evolução,a passar do tempo e que resulta em uma população mais adaptada em um mundo.

GISELE - 3ª FASE NOTURNO

nina disse...

A evoluçao é uma forma de restencia que continua na vida de cada seres viventes, para continuar a vida dos seres vivos dependemos da evoluçao, pois evoluir é mas que uma obrigaçao de cada pessoa.
Assim como o mundo em si evolui nós tambem temos de evoluir.
A varios tipos de evoluçao ex:
evoluimos no jeito de falar, agir e de muitas outras formas,enfim evoluçao é uma forma de continuar a existir.

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

obrigado a todos os alunos da 3ª fase noturno (3º ano) que hoje comentaram o texto no blog.
PARABÉNS pelo bom desempenho nas nossas atividades "biodigitais"
Um abraço do Prof Alison Weihs

Anônimo disse...

A evoluçao é uma forma de restencia que continua na vida de cada seres viventes, para continuar a vida dos seres vivos dependemos da evoluçao, pois evoluir é mas que uma obrigaçao de cada pessoa.
Assim como o mundo em si evolui nós tambem temos de evoluir.
A varios tipos de evoluçao ex:
evoluimos no jeito de falar, agir e de muitas outras formas,enfim evoluçao é uma forma de continuar a existir.

Claudio R. Araujo 2º3ºB

Anônimo disse...

A evoluçao é forma de observa a cada tipos de seres que ao passa do tempo se evolui.
No caso das doenças sao as que mais se evolui, sempre esta na frente do ser humano.
Mas evoluir é obrigaçao de todos nós junto com o mundo,devemos evoluir de maneira que nao nos prejudique no futuro.
Com tantas evoluçao que o homem cria para a sua melhoria de viva.

Marina Oliveira 2º3ºB
Claudio R. Araujo 2º3ºB

PROF. ALISON MAURI WEIHS disse...

Senhoras e Senhores alunos,
Como lhes foi dito e explicado em sala de aula não podemos confundir o termo EVOLUÇÃO com progressos da sociedadoe ou progressos e mudanças educacionais ou de cunho informativo. Esses termos podem ser parte de um processo evolutivo que está ligado a adaptações e mutações gênicas que ocorrem ao longo do tempo junto a uma seleção natural, mas EVOLUÇÃO não acontece de hoje para amanha ou de um ano para o outro e nem em alguns anos, é um processo lento e que não para e que nós geralmente não podemos notar devido a demora em que os fatos ocorrem (milhares, milhões de anos).
Escrevo isso pois notei que muitos comentários estão se referindo a evolução como um processo de nossas vidas e não é.
Obrigado a todos

Unknown disse...

E para evoluirmos sofremos mutações,p/ poder nos adaptar melhor em cada fase; ou seja: a evolução por meio da seleção natural já explica que sempre haverá mudanças, dependendo das caraterísticas e adaptações.
"....e ainda bem que existem os filósofos".

Anônimo disse...

O txto evolução nos mostra que cada dia fica mas intesante aprender sobre o processamento da evoluçâo.
Aprendemos e inssinamos;
E vivendo e aprendendo..............
Sidnei teodoro de souza

Anônimo disse...

o que emtendi é que a evolução pode ser definidas em poucas palavras o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo.
Ivanilde 3ºD

Anônimo disse...

Se pararmos para pensar não e dificil definir oque e evolução, isso porque o tempo todo passamos por uma evoluçao como podemos ver nesse texto.Mais também podemos imaginar como seria o mundo se estivessos vivendo nos tempos primitivos. mais para se definir que e evolução basta uma palavra "Mudança".
aluno:Valdivino Oliveira 3ºfase D

Anônimo disse...

aulas muios muito proeitosas no terceio ano hoje

Anônimo disse...

a evoluçao é a tranformaçao das espécies de geração em geração, levando ao aparecimento de novas especies.portanto todas as especies tem que se adaptar as modificações do ambiente em que vive. marcilene duarte da silva 2 ano b.

Anônimo disse...

a evoluçao é a tranformaçao das espécies de geração em geração, levando ao aparecimento de novas especies.portanto todas as especies tem que se adaptar as modificações do ambiente em que vive. marcilene duarte da silva 2 ano b.